História da Festa do Figo - Valinhos

A Festa do Figo Roxo de Valinhos é um marco na cidade, realizada tradicionalmente no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. O evento, que oferece infraestrutura para grandes shows, reserva espaços para agricultores venderem seus produtos e celebrar a herança cultural da região com exposições da cultura italiana e japonesa.

A primeira edição da Festa do Figo aconteceu em 1939 com um propósito nobre: angariar recursos para a construção da Igreja Matriz de São Sebastião, o padroeiro da cidade.

A história da fruta que dá nome à festa está intrinsecamente ligada à imigração italiana, que deu um novo impulso à agricultura local no final do século XIX. Foi um imigrante italiano, Lino Busatto, quem trouxe o figo roxo para Valinhos na década de 1910, implantando seu cultivo. Rapidamente, a produção da fruta se expandiu em larga escala, tornando-se uma característica fundamental da região e, mais tarde, a identidade da sua festa mais tradicional.

Hoje, Valinhos é conhecida como a Capital Nacional do Figo Roxo, e a sua festa secular é a celebração máxima dessa herança agrícola e cultural.

Eventos